Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Grupo de Pesquisa
Início do conteúdo da página

O Grupo de Pesquisa

Publicado: Terça, 01 de Julho de 2025, 09h06 | Última atualização em Sexta, 19 de Setembro de 2025, 17h01 | Acessos: 95

AJURI - Grupo de Estudos Rurais e Agroecológicos na Amazônia está certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq desde junho de 2025, cadastrado na Área de Ciências Humanas - Geografia e sediado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

O AJURI tem por finalidades realizar pesquisas e socializar conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à Amazônia, buscando, sobretudo:

I - Fomentar as atividades de docentes, discentes, técnicos e da comunidade externa a UFAM, relacionadas às questões rurais e agroecológicas na Amazônia, em concordância com o descrito nas definições supracitadas.

II - Desenvolver atividades de pesquisa, ensino-aprendizagem e extensão, propondo e executando ações que contribuam para consolidar a sua temática no conjunto das atividades acadêmicas da UFAM em nível regional, nacional e internacional.

III - Apoiar iniciativas em que seus trabalhos sejam úteis à sociedade e à comunidade acadêmica da UFAM, em especial àquelas desenvolvidas no Departamento de Geografia.

IV - Organizar e disponibilizar acervo documental, bibliográfico, cartográfico, audiovisual e iconográfico relacionado às pesquisas desenvolvidas.

V - Organizar grupos de estudos e pesquisas no escopo de sua temática de trabalho, podendo também colaborar e/ou participar diretamente em iniciativas, grupos e projetos de outros núcleos, Núcleos, departamentos e/ou instituições na Amazônia, no Brasil ou em outros países que tenham interesses em comum com o AJURI, sempre em acordo com as normas previstas pela UFAM.

VI - Realizar consultorias e projetos técnico-científicos que venham a contribuir para sua manutenção e para o avanço dos estudos científicos em sua temática de atuação, em acordo com as normas dispostas pela UFAM.

VII - Colaborar com povos indígenas, quilombolas, comunidades camponesas, ribeirinhas e outros povos tradicionais do campo, dos rios, da floresta e da cidade em projetos de planejamento e gestão dos seus territórios.

registrado em:
Fim do conteúdo da página